sábado, 3 de março de 2012

Ouvir música secular é pecado?


E aí povo de Deeus! Tudo na paz,né?
 Bem, a enquete do Pastor Moisés Bahia da Cristã da Família daqui de Feira de Santana deu o que falar hein?!

Eis aí um dos hábitos mais complicados de se lidar...
Mas e aí...É pecado?

Vamos a algumas das opiniões do pessoal que comentou lá:

"Bom se realmente"ouvir" for pecado então eu peco todo dia o dia todo, pq no meu trabalho toca musica secular durante todo expediente.Talvez o pecado real n seja o "ouvir" e sim o "deleitar-se".Quem tem prazer na lei de Deus, vai buscar se alimentar daquilo q é concernente ao Reino dEle, vai buscar trazer a memória aquilo q lhe dá esperança."

Samara Hipólito


"Se a pessoa tá buscando satisfação em coisas seculares é porque ainda não experimentou tudo o que Deus tem pra oferecer..(o que não depende de Deus e sim da pessoa #fato ) Como Samara Hípolito falou.. não é a questão do ouvir, mas do gostar, do buscar satisfação nisso. Isso sim acho pecado..
Gastar teu tempo dessa forma, deixando de ouvir coisas que vão realmente te edificar ou deixando de adorar a Deus de qualquer outra forma, é como estar abrindo uma brechinha pro inimigo..

Ingrid Freitas.. no caso, eu! rs'

"Não sei se chamaria de "pecado", mas é algo inútil na vida de um cristão. Acho que ao ouvir 3 min de uma música que não me edifica são três minutos de adoração que eu deixei de dar a Deus. A conclusão é: se posso adorá-lo não tem por que fazer outra coisa"
Suze Moreira

"Não sei se pecado é a palavra certa! pra mim a palavra certa pra isso é Consciência , se você tá vivendo uma vida cristã de retidão a Deus , não há pq você fazer uma coisa que vc fazia antes de servir a Deus. O velho homem já morreu e hoje em dia não podemos deixar o passado nos condenar novamente! Sem falar que músicas seculares não te edificam em nada e muito menos te incentivam a nada a não ser ficar mais triste e muitas das vezes entrar em depressão."
Jp Santos

Nem precisaria falar mais nada né,gente?

Você consegue adorar a Deus  ouvindo alguma música do mundo?  Tenta aí, por 2 minutinhos..
Se isso não te atrapalhar na sua adoração.. aí tá tudo certo.. Se a música fala de amor, alegria,  amizade e coisas do gênero e não te distanciam de Deus, tudo tranquilo...

 Mas só pra relembrar.. Luz e trevas não se misturam,meu irmão.. (II Corintios 6-14)
Nova criatura é nova criatura... Hábitos do velho homem não são mais convenientes dentro de um corpo que é TEMPLO E MORADA DO ESPÍRITO SANTO (I Coríntios 6.19)..Encontrar prazer nesses hábitos, menos ainda.

Mas como o comentário aí embaixo do André me fez concluir..
É uma questão de moral mesmo.. Um evangélico que está disposto a honrar a Deus não vai sair por aí ouvindo um "ai se eu te pego" da vida, nem vai gastar todo o seu tempo com as coisas do mundo, fazendo ,direta ou indiretamente, com que isso o afaste de Deus. É ter em consciência o que pode ou o que não pode ouvir, já que não é o "ser secular" ,mas o que ela vai estar te passando.
 
 

 Então, se o que ela te passar vai de encontro a vontade de Deus , é pecado.

 Assim façam morrer tudo o que pertence a natureza terrena de vocês:
imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância ,que é idolatria.
 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado,quando costumavam viver nelas.
 Não  mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento , à imagem do seu Criador.

Habite ricamente  em  vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabe
doria, e CANTEM SALMOS,hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Colossenses 3: 5-6-7,9-10, 16-17


É isso aí, pessoal!
Fiquem com Deus!

5 comentários:

  1. a paz, muito lindo seu blog, ja seguindo, quando puder siga-me tambem. abrços.
    http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz! Obrigada! :)
      Pode deixar, vou visitar o seu lá!
      abraço

      Excluir
  2. Olá Ingrid, Vi o teu link no Site UBE e resolvi dar uma passada.
    Olha este é um tema no qual tenho muito a dizer. Não só em relação a musica secular mas também sobre musicalidade cristã. Eu discordo um pouco da tua opinião.
    Uma coisa é certa. Se buscamos mais de Deus não é a ouvir musica secular que conseguimos. Mas isso não torna a musica secular algo mau de se ouvir.
    Infelizmente a maioria da musica que roda nas rádios, a mais comercializada, e ouvida pelas grandes massas, são musicas que passa lixívia, sedução e esses exemplos que deste ai em cima. Mas o que torna essas musicas é exactamente essas palavras e não o ser secular.
    Existem muitos artistas que cantam coisas decentes sem ser ai se eu te pego em diante. Com certeza que por falta de conhecimento bíblico às vezes transmitam ideias erradas ou contrárias À palavra. Então o cristão, se quer ouvir musica secular deve escolher observando o que elas transmitem.
    Olha este exemplo de uma musica cuja letra não tem nada de mal. infelizmente não é o melhor video mas é o que tem tradução para perceberes. http://www.youtube.com/watch?v=IBvzIpP0Nb0
    Agora se estamos numa busca por Deus não será assim que seremos edificados.
    mas diz-me uma coisa. Nem sempre estamos em consagração! Ou estamos!? eu nem sempre estou em consagração! Quando conversamos com as pessoas e convivemos diariamente também falamos coisas que não edificam ou não glorificam a Deus.
    O que é que falar sobre roupa ou moda; futebol; informação... edificam!? É o mesmo do que musica. E tem mais, muita gente acha que ouvir musica é pecado, mas vê tv o dia todo. Muitas das coisas que passam na tv são seculares, aliás a maioria. E no entanto entre programas seculares há aqueles que nem devemos por os olhos em cima e tem outros que não têm nada de mal.
    Tudo de bom Ingrid, vou seguir o teu blog
    Espero que entendas aquilo que te quis passar. Talvez um dia a gente possa debater no chat do UBE. :)


    Andreboanova

    ResponderExcluir
  3. Olá André!! Boa tarde!
    Concordo com o que você disse!
    Na parte do texto que diz "Se isso não te atrapalhar na sua adoração.. aí tá tudo certo.." é nesse sentido,sabe.. De que se existem músicas que são "do mundo" mas com letras que transmitem algo bom, que falem de amor, incentivos, enfim.. músicas que não te impedem de adorar a Deus, não tem problema..
    Roupas,modas, futebol, informação, televisão.. Acho que tá tudo dentro disso. pode não edificar.. mas a partir do momento que te distanciam de Deus, ou de qualquer princípio determinado por Ele , já acho completamente errado. Se você deixa de ler a bíblia pra ficar assistindo televisão.. se você deixa uma coisa criada por homens atrapalhar o seu espaço com Deus,diminuir o seu relacionamento com Ele, aí já houve um desviozinho básico da conduta correta..
    É uma questão de moral mesmo.. Um evangélico que está disposto a honrar a Deus acho que ele não vai sair por aí ouvindo "ai se eu te pego", nem vai gastar todo o seu tempo com as coisas do mundo..
    Mas é isso aí.. o tema é bem legal pra se discutir, da um bom debate no chat rsrs..
    Obrigada pelo comentário, André!
    Tudo de bom² !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por ai. E é com pequenos desvios que uma pessoa acaba afastada de Deus. Afinal o pecado começa é na mente e não apenas na consumação.

      Andreboanova

      Excluir